O que é um Hotel sustentável?

IMG_5076

Atualmente, é muito comum encontrar hotéis com práticas de sustentabilidade. As mais comuns são aquelas voltadas para o uso da água e da energia, mas existem muitas outras relacionadas com resíduos, geração de renda para comunidades, valorização da cultura local, uso de produtos de limpeza biodegradáveis, entre outras.

Ficando hospedado ou realizando uma rápida pesquisa na internet é fácil de localizar estes tipos de práticas. Mas será que um hotel que tem 15 tipos de práticas de sustentabilidade é mais sustentável do que aquele que possui somente 3? Ou será, que o hotel que implementou práticas de sustentabilidade para gestão e uso da água, da energia e de resíduos é mais sustentável que outro hotel que implementou práticas de sustentabilidade somente para gestão e uso de energia? [A norma ISO 21401:2018 – Sistema de gestão da sustentabilidade de meios de hospedagem e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)]

Aliás, existem esquemas de certificação que usam esta premissa para a concessão de um selo, estabelecendo níveis de certificação: ouro, prata e bronze. O hotel que tem mais práticas de sustentabilidade recebe mais “pontos” e, portanto, recebe um selo “melhor”, por exemplo, o selo ouro.[Certificação de turismo sustentável]

Contudo, este pensamento não faz muito sentido. Veja, as práticas de sustentabilidade têm a função de minimizar os impactos negativos gerados pelo hotel, sejam estes ambientais, socioculturais ou econômicos. Assim, o que importa não é quantidade de práticas, mas sim o quanto o hotel conseguiu reduzir o impacto gerado. Um determinado hotel pode precisar implementar 5 ou 6 práticas de sustentabilidade para redução significativa do consumo de água. Porém outro hotel poderá chegar no mesmo resultado de redução do consumo de água implementando somente 2 destas práticas.[Hotéis Sustentáveis: Porque isso é importante para os hóspedes?]

Além disto, cada hotel tem suas características (número de quartos, infraestrutura de lazer, tipo de instalações hidráulicas, tempo de funcionamento, etc) e a redução do consumo de água pode ser totalmente distinta de um hotel para o outro. Assim, o que importa para um hotel é atingir seu objetivo de redução do consumo de água em relação ao que consumia antes de implementar as práticas de sustentabilidade. A quantidade de práticas adotadas é irrelevante e a comparação entre os hotéis, sem o uso de um indicador padronizado, é irreal.

Desta maneira, o ideal é que o hotel estabeleça um objetivo mensurável para minimizar o impacto gerado, por exemplo, reduzir 5% o consumo de água neste ano e, a partir disto, usar um indicador para medir o consumo atual (litros ou M3 de água/hóspede/noite).

Ao usar esta lógica, o hotel poderá conectar as práticas de sustentabilidade à gestão do negócio, tomando decisões que gerem ações de minimização dos impactos ambientais (redução do consumo de água) e dos impactos econômicos (redução de custos), saber:

Exemplo da lógica base para Gestão da Sustentabilidade

Aspecto da sustentabilidade

consumo de água

Impacto da sustentabilidade

redução do recurso natural

Objetivo de sustentabilidade  

reduzir 5 % do consumo de água

 

Práticas de sustentabilidade  

instalar redutores de fluxo de água nos chuveiros; implementar programa de troca de tolhas e roupas de cama a cada 2 dias e estabelecer rotina de inspeções para identificar vazamentos das instalações

 

Indicador de sustentabilidade  

Litros ou M3 de água/hóspede/noite

 

Resultado (antes das práticas)  

150 litros/hóspede/noite (março de 2019)

 

Resultado (depois das práticas adotadas)

142,5 litros/hóspede/noite (março de 2020)

 

Resultado final obtido 5% de redução do consumo de água

 

Por fim, podemos dizer que não interessa a quantidade de práticas de sustentabilidade adotadas e, sim, a gestão da sustentabilidade.

Para saber mais sobre Gestão da Sustentabilidade de Hotéis existe a norma ABNT NBR ISO 21401 – Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem.

Para saber mais sobre indicadores de sustentabilidade consulte a norma ABNT NBR 16534 – Meios de hospedagem – Indicadores para o sistema de gestão da sustentabilidade.

Um comentário sobre “O que é um Hotel sustentável?

Deixe uma resposta