A norma ISO 21401:2018 – Sistema de gestão da sustentabilidade de meios de hospedagem e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

infografico para norma iso 21401.004

Em 2015 foram definidos pela ONU a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais foram adotados pelos Estados Membros e incluem questões relevantes como direitos humanos, saúde e segurança, proteção ambiental e desenvolvimento de comunidades locais e da economia local, entre outras.

O cumprimento destes objetivos são compromissos governamentais que envolvem evidentemente também a iniciativa privada, pois o desenvolvimento sustentável se dará pelo engajamento, participação e contribuição de todas as partes interessadas.

A ISO 21401: 2018 (Sistema de Gestão de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem) está alinhada com a Agenda 2030 e a sua implementação ajudará as organizações a atingirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, essencialmente, gerenciando os principais aspectos e impactos da sustentabilidade relacionados ao negócio.

Além disto os meios de hospedagem terão como benefícios, o fortalecimento de seus negócios, o aumento de competitividade e a melhoria de suas decisões.

Alguns exemplos de conexões entre a norma ISO 21401 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são:

ISO 21401

SDG

Dimensão Ambiental

Áreas naturais, biodiversidade, flora e fauna

preservar sua própria área natural através da implementação de práticas de conservação e tomar medidas para promover a conservação da flora e da fauna.

Resíduos sólidos, efluentes e emissões

medidas para reduzir, reutilizar ou reciclar os resíduos sólidos e medidas para minimizar o impacto causado pelos efluentes líquidos ao meio ambiente e à saúde pública.

Eficiência energética

medidas para minimizar o consumo de energia, particularmente de fontes de energia não renováveis.

Conservação e gestão do uso da água

controlar e registrar o consumo de água de fontes externas e de suas próprias fontes.

Dimensão social

Comunidades locais

desenvolver ou estar engajado em ações ou iniciativas voluntárias promovidas por comunidades, organizações governamentais e não-governamentais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais

Trabalho e renda

estar comprometido com o uso da população local e produção, incentivando associações locais, qualidade e sustentabilidade.

empregar, na medida do possível, trabalhadores (empregados, subcontratantes ou autônomos) de comunidades locais ou regionais.

Condições de trabalho

garantir que os salários atinjam pelo menos o salário mínimo da categoria e que as instalações dos funcionários atendam às condições mínimas de higiene, segurança e conforto.

Aspectos culturais

iniciativas para promover o conhecimento, a preservação e o respeito pela cultura local.

População nativa

medidas que garantam o respeito aos hábitos, direitos e tradições da população nativa, promovendo sua efetiva participação no processo de gestão da atividade em sua terra ou região, quando aplicável.

Dimensão Econômica

Viabilidade econômica

implementar suas atividades e serviços, considerando sua sustentabilidade econômica no curto, médio e longo prazo.

Qualidade e satisfação do hóspede

implementar produtos e serviços considerando o perfil e as expectativas dos hóspedes. O planejamento de produtos e serviços deve priorizar as tradições sociais e a hospitalidade local.

Saúde e segurança de hóspedes e trabalhadores

estabelecer procedimentos para identificação contínua de riscos, avaliação de riscos e implementação de medidas de controle necessárias.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s