Em 2015 foram definidos pela ONU a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais foram adotados pelos Estados Membros e incluem questões relevantes como direitos humanos, saúde e segurança, proteção ambiental e desenvolvimento de comunidades locais e da economia local, entre outras.
O cumprimento destes objetivos são compromissos governamentais que envolvem evidentemente também a iniciativa privada, pois o desenvolvimento sustentável se dará pelo engajamento, participação e contribuição de todas as partes interessadas.
A ISO 21401: 2018 (Sistema de Gestão de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem) está alinhada com a Agenda 2030 e a sua implementação ajudará as organizações a atingirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, essencialmente, gerenciando os principais aspectos e impactos da sustentabilidade relacionados ao negócio.
Além disto os meios de hospedagem terão como benefícios, o fortalecimento de seus negócios, o aumento de competitividade e a melhoria de suas decisões.
Alguns exemplos de conexões entre a norma ISO 21401 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são:
ISO 21401 |
SDG |
Dimensão Ambiental Áreas naturais, biodiversidade, flora e fauna preservar sua própria área natural através da implementação de práticas de conservação e tomar medidas para promover a conservação da flora e da fauna. Resíduos sólidos, efluentes e emissões medidas para reduzir, reutilizar ou reciclar os resíduos sólidos e medidas para minimizar o impacto causado pelos efluentes líquidos ao meio ambiente e à saúde pública. Eficiência energética medidas para minimizar o consumo de energia, particularmente de fontes de energia não renováveis. Conservação e gestão do uso da água controlar e registrar o consumo de água de fontes externas e de suas próprias fontes. |
|
Dimensão social Comunidades locais desenvolver ou estar engajado em ações ou iniciativas voluntárias promovidas por comunidades, organizações governamentais e não-governamentais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais Trabalho e renda estar comprometido com o uso da população local e produção, incentivando associações locais, qualidade e sustentabilidade. empregar, na medida do possível, trabalhadores (empregados, subcontratantes ou autônomos) de comunidades locais ou regionais. Condições de trabalho garantir que os salários atinjam pelo menos o salário mínimo da categoria e que as instalações dos funcionários atendam às condições mínimas de higiene, segurança e conforto. Aspectos culturais iniciativas para promover o conhecimento, a preservação e o respeito pela cultura local. População nativa medidas que garantam o respeito aos hábitos, direitos e tradições da população nativa, promovendo sua efetiva participação no processo de gestão da atividade em sua terra ou região, quando aplicável. |
|
Dimensão Econômica Viabilidade econômica implementar suas atividades e serviços, considerando sua sustentabilidade econômica no curto, médio e longo prazo. Qualidade e satisfação do hóspede implementar produtos e serviços considerando o perfil e as expectativas dos hóspedes. O planejamento de produtos e serviços deve priorizar as tradições sociais e a hospitalidade local. Saúde e segurança de hóspedes e trabalhadores estabelecer procedimentos para identificação contínua de riscos, avaliação de riscos e implementação de medidas de controle necessárias. |
|
Um comentário sobre “A norma ISO 21401:2018 – Sistema de gestão da sustentabilidade de meios de hospedagem e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”