O que é Turismo Sustentável?

Cataras Argentina.png

Estamos vendo cada vez mais o tema turismo sustentável sendo pautado nas discussões sobre o desenvolvimento do turismo; sobre a sua força econômica e importância. Atualmente é muito fácil observar práticas sustentáveis sendo adotadas e existem centenas de exemplos em que podemos nos inspirar como turistas, como empreendedores, como professores e profissionais do turismo. Contudo acredito ser importante refletir sobre o que é de fato o turismo sustentável. Em primeiro lugar temos que reconhecer que toda atividade humana gera impactos e no turismo isso não é diferente, basta pensar nas imagens comuns de horda de turistas aproveitando as praias ou os parques como na foto deste post. Em segundo lugar devemos considerar que estes impactos não são somente ambientais, eles também acontecem nas esferas sociais, culturais e econômicas. Mas o turismo não é uma atividade que gera empregos e promove o desenvolvimento? Lógico, que sim. Por isso, temos que considerar que os impactos podem ser negativos ou positivos. Em resumo o turismo é uma atividade econômica que gera impactos negativos e positivos nas três dimensões das sustentabilidade: ambiental, sociocultural e econômica.

Mas temos que ir além nesta reflexão, pois o turismo sustentável não é algo que se conquista e pronto. Nós não transformamos os negócios em sustentáveis como se estivéssemos alcançando um estado de excelência. O que vale aqui é a atitude constante de tentar ao mesmo tempo ser ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável, tomando decisões e implementando ações para minimizar os impactos negativos e potencializar os positivos. Ou seja, manter o equilíbrio entre as três dimensões da sustentabilidade.

Para isso é preciso conhecer os impactos gerados pelas atividades desenvolvidas, em seguida avaliar os impactos relevantes, aqueles que precisam ser tratados, depois tomar as ações (ou práticas sustentáveis) para minimizar os negativos e potencializar os positivos e, então, monitorar constantemente os resultados conquistados com as ações implementadas.

A sustentabilidade é uma nova abordagem para os negócios. O Turismo sustentável é uma nova maneira de agir, que reforça a experiência positiva do turista, respeitando o meio ambiente, os direitos das pessoas, a cultura, as tradições e promovendo a viabilidade dos negócios ao longo do tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s